Apreesão de drogas batem recorde no Paraná no 1 semestre de 2025
Com quase 288 toneladas de entorpecentes retiradas de circulação, Estado registra maior volume de série histórica

O Paraná alcançou no primeiro semestre de 2025 o maior volume de apreensões de drogas da sua história para o período, com crescimento de 27,5% em relação ao mesmo semestre de 2024 — passando de 225,8 toneladas para 287,9 toneladas. O número representa também um aumento de mais de 532% em relação a 2018. A maior parte do total foi de maconha (284 toneladas), seguida por 2,36 toneladas de cocaína, 1,5 tonelada de crack e 50.126 comprimidos de ecstasy, que tiveram alta de 83,4% em um ano.
Esse avanço expressivo é resultado da atuação integrada das polícias Civil, Militar, Penal e Científica, com foco estratégico nas principais rotas do tráfico, especialmente na região Oeste e áreas de fronteira. Ações como a apreensão de 732 quilos de maconha em Foz do Iguaçu e a desativação de um porto clandestino em Guaíra reforçam esse esforço.
O governo estadual tem investido na estrutura das forças de segurança, com novas viaturas, embarcações e aeronaves com tecnologia de ponta, o que tem proporcionado mais eficiência nas operações. Segundo o Anuário de Segurança Pública, em 2024 o Paraná foi responsável por 36,5% das apreensões de maconha e cocaína em todo o Brasil. Em 2025, o estado segue entre os líderes nacionais, atrás apenas do Mato Grosso do Sul. As apreensões têm enfraquecido as estruturas do crime organizado e dificultado a circulação de entorpecentes no estado e em outras regiões do país.
Fonte: AEN
COMENTÁRIOS