Baleia-jubarte é encontrada morta em praia brasileira
Animal de 14 metros estava em estado avançado de decomposição; técnicos investigam causas da morte

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (1º) na Praia de Bicanga, no município da Serra, na Grande Vitória (ES). O animal, um exemplar adulto com 14,15 metros de comprimento, estava em avançado estado de decomposição. A área foi isolada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e equipes do Instituto Orca estiveram no local para iniciar a perícia e tentar identificar a causa da morte.
Moradores da região se surpreenderam com a cena logo nas primeiras horas do dia. O encalhe mobilizou biólogos, veterinários e fiscais ambientais, que atuam na preservação da fauna marinha e no descarte adequado dos animais mortos em ambiente costeiro.
De acordo com o auditor fiscal da Prefeitura da Serra, Wendel Azevedo, a administração estuda a melhor estratégia para retirada do corpo. “A prefeitura está enviando uma máquina e um caminhão após a análise do instituto para avaliar se será necessário enterrar o animal nas proximidades ou removê-lo para outro local", afirmou.
O médico veterinário Ian Augusto, do Instituto Orca, explicou que é comum o encalhe de animais debilitados, principalmente no início da temporada. “É difícil mensurar a causa da morte com exatidão, mas o animal já costuma estar doente antes de encalhar”, relatou.
Início da temporada de migração
As baleias-jubarte costumam aparecer na costa brasileira entre os meses de junho e novembro, período em que migram da Antártica em direção às águas quentes do litoral sul e sudeste do Brasil para reprodução. Um dos principais destinos é a região de Abrolhos, na Bahia.
Segundo Thiago Ferrari, coordenador do projeto Amigos da Jubarte, a expectativa para 2025 é que mais de 27 mil baleias façam esse percurso migratório. A primeira baleia da temporada foi avistada no Espírito Santo em 4 de junho, na Praia de Itaparica, em Vila Velha.
Apesar do impacto positivo no turismo e na educação ambiental, a temporada também registra casos de encalhes, o que acende alerta para a saúde dos animais e a preservação da espécie.
Outro encalhe recente:
Além do caso registrado nesta sexta-feira na Serra, uma outra baleia-jubarte foi encontrada morta na Praia do Morro, em Guarapari, também na Grande Vitória, no início da temporada. Equipes do Instituto Orca atuaram na remoção do animal com o auxílio de motos aquáticas, conduzindo a carcaça até uma praia menos movimentada, onde a operação pôde ser concluída com segurança.
Segundo o Instituto, casos como esses exigem ação rápida para evitar contaminação ambiental e garantir a segurança de banhistas. Em 2024, o Espírito Santo registrou 11 encalhes fatais de baleias-jubarte. Até a última atualização desta reportagem, o Instituto Orca não havia informado o número de mortes registrado em 2025.
Fonte: G1
COMENTÁRIOS