Boletim epidemiológico confirma 43 casos de dengue em Medianeira em 2025
Município já soma 869 notificações da doença; ações de prevenção seguem sendo fundamentais

O boletim epidemiológico divulgado em 23 de julho pela Secretaria de Saúde de Medianeira revela que, entre 1º de janeiro e a data da publicação, o município registrou 869 notificações de dengue. Do total, 43 casos foram confirmados, sendo dois com sinais de alarme, 790 foram descartados e 36 seguem em investigação.
Em relação à chikungunya, foram 11 notificações em 2025, das quais duas foram confirmadas, uma ainda está em investigação e oito foram descartadas.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população para combater os focos do mosquito transmissor. “Se há mosquito incomodando, existe um criadouro próximo”, alerta o setor. A orientação é simples: eliminar água parada e potenciais depósitos em calhas, pneus, vasos de plantas e outros recipientes que acumulam água.
A recomendação é reservar apenas 10 minutos por semana para vistoriar o quintal e eliminar possíveis criadouros. Esse hábito pode ser decisivo para impedir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
A Secretaria ressalta que os criadouros estão ao alcance da população e são mais fáceis de eliminar do que o mosquito adulto. “É hora de agir”, reforça o alerta.
COMENTÁRIOS