Seja bem-vindo
Serranópolis do Iguaçu,13/05/2025

  • A +
  • A -

Sabores Nativos na Merenda Escolar Paranaense

Governo do Paraná inclui frutas silvestres como guabiroba, juçara e araçá no cardápio de escolas estaduais, promovendo hábitos saudáveis e a valorização da biodiversidade local.

AEN
Sabores Nativos na Merenda Escolar Paranaense
Publicidade

Uma viagem de sabores pela biodiversidade paranaense começou a enriquecer a alimentação dos estudantes da rede estadual de ensino. Neste primeiro trimestre letivo, o Governo do Paraná, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), iniciou a distribuição de mais de 24 toneladas de polpas congeladas de frutas nativas como guabiroba, juçara e araçá. A iniciativa, que já alcança cerca de 300 escolas (15% da rede), visa resgatar hábitos alimentares saudáveis e promover a sustentabilidade ambiental.

A inclusão dessas frutas silvestres no cardápio escolar é vista como uma forma de incentivar o consumo de alimentos nutritivos e, ao mesmo tempo, valorizar a riqueza natural do estado. “O incentivo ao consumo de frutas silvestres promove a conservação da sociobiodiversidade e preserva o patrimônio natural, além da riqueza nutricional e de novos sabores nos cardápios escolares”, explica Andréa Bruginski, nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar.

No Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba, a novidade do suco de polpa de araçá surpreendeu os alunos durante o almoço. A curiosidade inicial logo deu lugar à aprovação do sabor. “É uma novidade muito interessante. Eu nunca tinha ouvido falar, nunca vi a fruta nem nada”, comentou Matheus Marçal, estudante do 2º ano do Ensino Médio.

A preparação do suco ficou a cargo das merendeiras da escola, com o apoio da equipe de nutricionistas do Fundepar. Rosicléia Aparecida Lemos, com 19 anos de experiência na cozinha do colégio, ressaltou a importância de observar a reação dos alunos a novos alimentos. “Eles costumam ser assim: outro aluno pega, e daí ele pergunta para o outro que gosto que tem. Se o outro falar que está bom, ele vem, pega um pouquinho. E às vezes você tem que insistir, fazer mais de uma vez para eles começarem a gostar. Mas acho que eles vão gostar, porque a textura é boa, sabor doce”, previu a merendeira.

A aposta de Rosicléia se confirmou rapidamente. “Fui ouvir falar hoje só, nunca tinha ouvido falar. Achei gostoso, bem refrescante também”, avaliou Sergio Leonardo de Freitas, aluno do 9º ano.

A presidente da Fundepar, Eliane Teruel Carmona, destacou o papel da iniciativa na formação dos estudantes. “A oferta de alimentos naturais, ricos em vitaminas e minerais fundamentais ao desenvolvimento físico e neurológico faz parte da missão do Fundepar, que é proporcionar aos alunos totais condições para um aprendizado com dignidade e bem-estar”, afirmou.

Além do araçá, guabiroba e juçara, distribuídas em Curitiba e região, outras frutas típicas da biodiversidade paranaense chegaram a escolas de todas as partes do estado, incluindo goiaba, manga, limão caipira, framboesa silvestre, jabuticaba e acerola. A previsão é de mais três envios de polpas de frutas congeladas ao longo de 2025, garantindo uma alimentação saudável, diversificada e com sabores tradicionais durante todo o ano letivo.

“Experimentar novos ‘antigos’ sabores, que fazem parte da história alimentar de seus ancestrais, é fundamental no resgate alimentar e cultural da nova geração”, concluiu a nutricionista Andréa Bruginski, reforçando a importância da iniciativa para a cultura e a saúde dos estudantes paranaenses.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.