Habemus Papam: norte-americano Robert Prevost é eleito papa Leão XIV
Sob o Manto Branco: A Chegada e a Esperança de Renovação

O norte-americano Robert Prevost, 69, foi eleito nesta quinta-feira (8) o novo papa da Igreja Católica. Ele adotará o nome de Papa Leão XIV
O anúncio foi feito da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro rodadas de votação realizadas entre quarta (7) e esta quinta. O nome do novo pontífice foi proclamado em latim pelo cardeal Dominique Mamberti, seguindo a tradição da Igreja: "Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam" ("Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa").
Prevost surgiu na sacada logo após o anúncio e fez sua primeira bênção urbi et orbi (à cidade e ao mundo), diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
A escolha foi sinalizada às 13h10 (horário de Brasília), quando a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais reunidos em conclave haviam chegado a um consenso. Minutos depois, os sinos da capela tocaram, confirmando o encerramento da votação.
O conclave começou na manhã de quarta-feira (7), após a renúncia do papa Francisco. Até a manhã desta quinta, duas fumaças pretas indicaram votações inconclusivas. A definição do novo pontífice ocorreu no quarto escrutínio.
COMENTÁRIOS